terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Um piano em nosso viver

Hoje acordei tão radiante e emotiva. As experiências alheias pertencem e encantam quem realmente as vivem, mas o transcender é visível e tocante quando se estende até o outro. São para isso as histórias contadas.

Tenho tantos infinitos particulares como tanta gente, e uma memória farta de uma infância viva e inventiva. E a de hoje foi configurada com a presença de um elemento marcante na sala da casa de minha MÃE.

Quando pequena,visitava uma amiga de minha mãe na rua do ABC, e lá tinha um piano lindo que a FILHA tocava. Meus olhos cresciam e a música me embalava. Algo mudava em mim, e o meu respirar e o bater do meu coração ganhava harmonia junto com a execução daquelas teclas. De olhos compridos namorava aquilo tudo e sonhava em ter um. Foi só sonho que se perdeu no tempo.

E hoje, aquela menininha de outrora emerge em meu pensar de uma forma tão próxima. Revivo e vejo uma outra história. Agora NÃO é na casa da amiga de minha mãe, nem a filha executando a música. Na sala da casa de MINHA mãe TEM um PIANO, o meu FILHO é o PIANISTA, e eu continuo como a menininha que fui, emocionada com cada nota tocada e agradecida por ver tanta POESIA nas coisas duras que um dia vivi.
                                                 
COMO  O PIANO CHEGOU

Esse piano chegou em nossas vidas na fresta da mesma luz mágica que foi O filme de Carlinhos. Ainda em processo de estudo de oficina preparatória dos atores e na captação dos recursos por parte da produção do filme, em janeiro de 2014, surge um interesse grande por parte do empresário José Mendonça em conhecer o ator mirim Davi Lisboa. Por intermédio da professora Vanda (Elaene Pinheiro) do Colégio Dom Bosco , marcamos um almoço com o empresário, ex-prefeito de Ipiaú (2001 a 2008) em sua cobertura na capital baiana.
Sala do Aptº do Sr José Mendonça- jan/2014

Um almoço delicioso, no qual nos divertimos muito. Eu, prima Tina, Davi e Júlia (amiga e figurante no filme).E no meio da conversa, o irreverente  e querido por quem tenho muito respeito e estima, se encantou com o talento do meu pequeno e prometeu dar um piano de presente. Queria entregar em meu endereço um piano que "vive" em uma de suas fazendas. Como era um objeto de família, não foi possível. Então autorizou uma compra de um outro piano. A busca pelo objeto foi um exercício de paciência. Embora na sua ansiedade mirim, Davi, vez ou outra, cobrava, eu pacientemente esperava o momento certo.
Júlia, José Mendonça e Davi -jan/2014

Em novembro de 2014, fomos à Salvador(BA) para um outro teste de elenco. Dessa vez foi pro canal HBO, pra série Destino Salvador. O teste aconteceu com Cecília Amado, neta de Jorge Amado e diretora do filme Capitães de Areia. O resultado do teste só sai em fevereiro de 2015.  

Dia do teste em novembro de 2014 com Cecília Amado
Depois do feito, passeando pela Av 7 em busca de outra coisa, a loja Ritmus, como sempre visitada por nós, tinha em sua sala de vendas um piano da marca Fenix digital. Pronto! Achei o que procurei um dia! Todas as referências em mãos. Um WhatsApp pra Vanda  do achado, e a articulação da compra. Foi em menos de um mês. Thamiles Moreira, secretária de José Mendonça foi a responsável pelo monitoramento e chegada do objeto.

No dia  8 de janeiro ocorre a entrega em casa. A gente não estava.Recebemos um telefonema.  Foi um desencontro. Mas no dia 19 de janeiro de 2015, armamos o lindo e maravilhoso presente.  Um ano depois ele chegou.  Lembrei -me da música da Xuxa: "Sonhos sempre vem pra quem sonhar." E tantas lágrimas derramei, tantas histórias revivi ao ouvir meu menino tocar Jesus Alegria dos Homens
Piano embalado em casa
Sou imensamente agradecida ao senhor José Mendonça pela sensibilidade e visão futurista. Esse ato de solidariedade nos enche de esperança e nos faz acreditar que coisas boas estão  por vir.

OBRIGADA JOSÉ MENDONÇA, OBRIGADA PROF. VANDA! 

TOCANDO MEU CORAÇÃO E MINHA ALMA

Nenhum comentário: