quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O "AbaPOPru"

Estudamos sobre Tarsila do Amaral , vida e obras, suas fases na pintura, e demos um destaque a obra O ABAPORU.
Abaporu é um quadro em pincel sobre tela da pintora brasileira Tarsila do Amaral.
Hoje, é a tela brasileira mais valorizada no mundo, tendo alcançado o valor de US$ 1,5 milhão, pago pelo colecionador argentino Eduardo Costantini em 1995. Encontra-se exposta no Museu de arte latino-americana de Buenos Aires (MALBA).

Abaporu vem dos termos em tupi aba (homem), pora (gente) e ú (comer), significando "homem que come gente"1 . 

O nome é uma referência à antropofagia modernista, que se propunha a deglutir a cultura estrangeira e adaptá-la ao Brasil. Foi pintado em óleo sobre tela em 1928 por Tarsila do Amaral para dar de presente de aniversário ao escritor Oswald de Andrade, seu marido na época.


                                            AutorTarsila do Amaral
                                             Data1928
                                       T écnicaóleo sobre tela
                                    Dimensões85 cm × 73 cm
                                    LocalizaçãoMuseu de arte latino-americana
de Buenos Aires (MALBA)
 

A partir da obra de Tarsila , o artista pop Romero Brito fez um releitura do Abaporu.


E muitos outros "artistas" homenageram a pintora brasileira, Tarsila do Amaral, nascida em 1º de setembro de 1886 e  falecida em janeiro de 1973.






Com a mesma ousadia de bulir na obra alheia, propus aos alunos que dessem ao Abaporu uma nova cara. E com empenho eles fizeram a sua arte.

















quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Arte Pop: TeU NoMe, TuA MaRcA

Meus alunos estão amando as artes de Romero Britto. Mas ele é mesmo um nordestino arretado!  Depois de uma  vídeo aula, mostrando imagens do que o artista faz com as palavras, pedi que criassem as suas.




De forma criativa e cheia de alegria, utilizando o estilismo de Britto,  o seu gráfico e toda a sua performance colorê , os queridos zoadentos do 8º ano A, da Escola Lessa de Moraes, capricharam na sua Arte Pop.
Pedi que retratasse o seu nome próprio, a sua apelido, e nela colocasse toda a sua expressão de satisfação e de alegria. Assim cumpriram e deliciosamente se propuseram a dar o melhor de si, e o resultado foi emocionante!








quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Lu Chamusca , em Ipiaú-Ba

Divulgação:



Lu Chamusca é arte-educadora, escritora, compositora e intérprete produtora de arte para infância, autora e diretora do projeto Brincando de cantar na escola. Facilitadora de vivências de Arte-educação em congressos e eventos educacionais a mais de 20 anos , a nível nacional e internacional.