segunda-feira, 1 de abril de 2013

Pit Stop com Cartazes

Trabalho proposto aos meus alunos das aulas de Artes. Com frases "downlodiadas"do Facebook, organizamos uma exposição de cartazes por todo o corredor da escola. Escolhemos diversas frases edificantes e com positividade. Utilizamos os seguintes materiais:tesoura, cola, revistas,  papel metro e  fita larga adesiva pra pregar na parede.

O trabalho foi organizado em grupo e o objetivo maior era o manuseio das revistas , bem como a leitura das mesmas. Um Pit stop disfarçado. Os alunos passaram um bom tempo lendo algumas reportagens quando se deparavam com figuras interessantes. Se a proposta fosse de leitura de revistas com datas retrógradas  eles reclamariam e  nem se interessariam. Mas em  nenhum momento foi pedido pra que lessem. O ato da leitura foi espontâneo  Em segundo plano ficaram as produções dos cartazes e o uso e abuso da criatividade.

Leitura, Recorte e Colagem
1ª Etapa


Material:  Papel Madeira branco com recortes tamanho de Cartolina.Tesoura, cola e REVISTAS.

Passo 1-  Impressão das frases para ser distríbuido nos grupos que se formarão na sala de aula.  Cada grupo recebe uma frase retirada do site : https://www.frasesparaface.com.br/

Passo 2- Distribuição do material e a proposta. Os alunos teriam que montar o cartaz e procurar nas revistas figuras que se relacionassem com a frase escolhida. O cartaz deve ter borda.A primeira coisa a ser feita. A frase sempre será escrita depois do cartaz já com a borda. 

Sugestão:  Bordas coloridas, com formas geométricas, desenhos nos cantos, coração, flores. Enfim, um cartaz que chame a atenção.








Cartazes Prontos
2ª Etapa

Passo 3- Com os cartazes já prontos, os alunos fazem uma exposição no corredor da escola.

Material: Tesoura e Fita Durex.
























Pit Stop da Leitura
3ª Etapa

Passo 3-  Depois dos cartazes expostos , os alunos de todas as turmas foram convidados a passearem pelos corredores e anotarem nos cadernos as frases que mais gostaram. Em sala de aula cada um explicou o significado das frases, desvendaram as metáforas, elaboraram situações que retratassem as frases escolhidas, fizeram correções ortográficas e produziram texto a partir das suas escolhas.

Esse Projeto de Pit Stop promove: 

A leitura involuntária das revistas;
O trabalho em grupo; 
A Arte através da colagem;
Auto-estima;
A pesquisa/Estudo nos corredores;
A reflexão filosófica;
A oralidade; 
A produção textual;
                                                                                                   







Nenhum comentário: