domingo, 4 de março de 2012

Dinâmica de Grupo

De volta às aulas e muitas idéias fervihando na cabeça. Pra aula inaugural procurei algo que de início fosse impactante no primeiro contato do ano letivo com meus alunos. Quis fugir da rotina carnavalesca e me propus a criar algo ligado a holística, algo que fosse reflexivo. Matutei e consegui amarrar uma idéia. Pensei numa cena do filme que me emocionou por demais- Taare  Zameen Par- O Professor fala pro pai do menino Inshan que “Nas Ilhas  Salomão, quando os nativos querem parte da floresta para a agricultura, eles não cortam as árvores. Eles simplesmente se juntam ao redor delas, gritam xingamentos e dizem coisas ruins. Em alguns dias a árvore seca e morre. Ela morre sozinha.” Pronto! Esse foi o gancho que peguei para a reflexão.

Passo a Passo da Dinâmica

1º- Através de uma conversa informal  com os alunos refletimos a respeito do tema -As palavras tem poder.  Citei exemplos sobre Deus, o poder da oração, dos mantras, dos pensamentos positivos, o magnetismo, a telepatia  e por aí vai....

2º - Depois falamos a respeito da energia que nos envolve e que envolve o universo. A energia que a transferimos e que buscamos através dos nossos pensamentos e ações. Como exemplo de que nosso corpo é pura energia, citei o contato do nosso braço quando liga a tv. Nossa quanto arrepio! Isso é energia!

Expliquei pros discentes que tudo que nos cerca é pura energia, logo aquilo que eu lanço pro universo, aquilo que eu vibro é proveninente da energia que eu carrego.
Utilizei o site da wikipédia pro conceito do universo e o site fiquebem.net que fala das vibrações dos pensamentos positivos:

"O Universo é constituído de tudo o que existe fisicamente, a totalidade do espaço e tempo e todas as formas de matéria e energia."

"Há muitas formas de elevar nossa vibração.Ter pensamentos positivos e elevados é uma delas. Nossos pensamentos e sentimentos podem determinar a frequência em que vibramos e nossa vibração é transmitida para o mundo e atrai de volta para nós uma energia que se movimenta numa frequência parecida. Tudo no universo é feito de energia e vibra numa determinada velocidade. A luz, por exemplo, vibra em uma alta velocidade, já algo parado como uma pedra vibra numa velocidade baixa, mas ainda assim vibra."

 3º -Após muitas conversas e reflexões, pedi que os alunos ouvissem uma poesia musicalizada muito tocante, intitulada Meu Universo, cantada por PG . Depois da audição, pedi que cada um escrevesse num pedaço de papel,  20 palavras que eles gostariam de vibrar para o Universo e que este o devolvesse em troca. A música continuou rolando bem baixinho até o final dos escritos.
4º - Depois dos escritos convidei aos alunos para que fóssemos ao pátio da escola e formássemos um círculo como os nativos das Ilhas Salomão.Mas ao invés de xingamentos, falamos palavras edificantes. Assim fizemos o círculo.
Um círculo de energias positivas para 2012

Eu e meus alunos lendo a palavra e dando um passo a frente!
5º-No meio do círculo pedi que os alunos mentalizassem cada um ali no centro recebendo as palavras que seriam ditas. Em seguida expliquei que cada um dos alunos no mesmo movimento de um ponteiro de relógio, iria ler as palavras na ordem enumerada.
Eu começaria com a leitura e cada um iria lendo giratóriamente até que a palavra de número 1 terminasse dando sequência as outras.
Para que ficasse mais dinâmico pedi que fossem lendo e fazendo movimentos. Um passo ao centro, dois passos , três passos fechando o círculo; Um passo ao centro, dois passos , três passos abrindo o círculo; agachando-se ao ler a palavra, batendo palmas...( e o que surgir pra dinamizar é muito válido.)



Por último, pedi que cada um escolhesse uma palavra e que esta fosse dita em voz alta quando eu desse o camando. O som saiu assim: PAZ, AMOR, SABEDORIA, ALEGRIA, ESPERANÇA, FÉ, RESPEITO, RESPONSABILIDADE, CRIATIVIDADE, SAÚDE, SUCESSO, UNIÃO, PERSEVERANÇA, PACIÊNCIA, FORÇA, HONESTIDADE, COMPREENSÃO, BONDADE, VIDA, DOÇURA... e com uma salva de palmas terminamos o nosso círculo alí no pátio. 

Com uma outra turma, fiz nas sombras das árvores. A brisa estava perfeita, e o sol nos iluminava sultilmente.
6º-De volta pra sala de aula, conversamos à respeito do que vivenciamos com a dinâmica e pedi que os alunos registrassem como depoimento as emoções sentidas.






Palavras dos Estudantes da Escola Municipal Maria José Lessa de Moraes

"Na dinâmica eu senti muita paz e união. Naquele momento eu percebo que é bom mesmo expressármos o que sentimos, aquilo que realmente somos, espero que isso se repita.Precisamos de momentos assim." Franciele Silva,13 anos. 9º Ano B

"Eu senti um grande alívio no meu coração, senti uma paz , amor e  sossego.Antes de acontecer essa dinâmica, eu estava estressada, depois eu desabafei e joguei o desânimo fora. Estou sentindo Deus no meu coração" 
Priscilla Pereira, 14 anos. 9º Ano B

"Eu escrevi que queria ter saúde, fé, sabedoria e etc. Nesta aula eu aprendi a valorizar coisas que nós temos: as árvores, o caderno, nossa escola e muito mais." Adriele Costa ,11 anos. 8º Ano B

"A aula de artes foi super diferente. A dinâmica foi muito legal.Pensei positivo e Deus vai me dar tudo em em dobro" Thainá Reis, 12 anos. 8º Ano B

"Eu tive uma sensação muito boa, eu me arrepiei ouvindo aquelas palavras tão bonitas."
 Rhaianne,14 anos. 8º Ano B 

"Eu gostei muito dessa dinâmica. Pensamento positivo para a nossa vida, fé e esperança."
Taís ,13 anos. 8º Ano B

"O que eu ouvi na sala de aula hoje, foi muito importante para mim, porque eu aprendi o verdadeiro sentido de amar e respeitar tudo aquilo que me cerca." 
Daniel- 13 anos. 8º Ano B

Um comentário:

Gal disse...

Surtiu efeito positivo mesmo. Os alunos estão mais carinhosos e concentrados. Na deixa da dinâmica, ganhei algumas pulseiras coloridas com algumas palavras( aquelas que estão na moda) e falamos do poder das palavras. Sugeri a troca de pulseiras e o uso da palavra. A cada dia observar entre aquelas palavras a que mais seu coração necessitava. Hoje dia 05-03-12 eu usei a pulseira da esperança!
Parabéns Gil, maravilhoso conviver com pessoas iluminadas!