domingo, 22 de janeiro de 2012

Resenha Acadêmica

Andei visitando uns sites a procura de modelos e exemplos sobre resenha de um modo geral e encontrei um no google textos interessantes que postarei aqui:


Modelo de resenha de obra

Resenha de obra é o tipo de resenha mais solicitado nas escolas e universidades. Sua estrutura é basicamente um resumo sobre o conteúdo a ser resenhado, seguido da opinião do autor da resenha.
O exemplo de resenha de obra que separei foi escrito por mim no primeiro semestre da faculdade (portanto é bem simples) e é sobre o conto A Causa Secreta, de Machado de Assis.

Modelo de resenha crítica

Resenhas críticas são parecidas com resenhas de obras, a grande diferença é que, como o nome já diz, ela tem um caráter mais crítico, há muito mais a opinião do resenhista que qualquer outra coisa. Além disso, resenhas críticas costumam ser ricas em interpretações e conjecturas a respeito do enredo do livro.
O modelo para download foi escrito por Leonardo da Silva, e é sobre o livro Contos de Beedle, o bardo, de J.K. Rowling.

Modelo de resenha temática

Resenha temática é aquela que fala de vários textos ao mesmo tempo, que tenham assuntos em comum. Basicamente, o objetivo é fazer um paralelo entre suas ideias e expor uma opinião sobre elas.
O exemplo que selecionei foi escrito por Reynaldo Damazio e intitula-se As roupas na história.

Modelo de resenha de filme

Finalmente, a resenha de filme é um modelo menos pedido na faculdade, mas também importante para algumas licenciaturas que costumam analisar muitos filmes. Geralmente o objetivo da resenha de filme é destacar um aspecto teórico e relacionar com o roteiro ou personagens.
Selecionei um modelo de resenha do filme Conrack, escrita por mim no segundo semestre da faculdade, para a disciplina de Filosofia da Educação.
Contribua você também para aumentar qualidade e a organização dos conteúdos on-line!

Nenhum comentário: